Saúde da Mulher >> Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar

 

Vitex (Agnus castus)

Vitex para aumentar a fertilidade feminina e engravidarEngravidar é um sonho de muitas mulheres, mas nem sempre é fácil, devido a problemas de fertilidade. É muito comum os casais recorrerem a vários tipos de tratamento, medicamentos para investir no sonho, porém, muitas vezes os esforços são em vão. Mas, atualmente, as alternativas naturais têm ganhado espaço e apresentado resultados positivos para quem deseja engravidar como é o caso do Vitex, que além de regular o ciclo, a planta também tem a capacidade de estimular a ovulação e ajudar no desenvolvimento do endométrio.

O que é o Vitex e como ele age?

O Vitex é uma erva indígena originada da Ásia Central, índia e Mediterrâneo, e pode ser facilmente encontrado em casas de chás, de produtos naturais ou também em forma de cápsula em farmácia de manipulação (veja aqui) ou em sites específicos que trabalham com produtos fitoterápicos. Atualmente, está sendo considerado uma boa opção de tratamento para quem tem problemas de fertilidade. Desta forma, o Vitex atua estimulando o controle hormonal dos ciclos irregulares, na menopausa, TPM, cistos, entre outros.

O Vitex atua na região do hipotálamo e das glândulas pituitárias do cérebro fazendo com que tenha aumento da produção do LH e reduzindo a quantidade de FSH e como consequência aumentando o nível de progesterona, auxiliando na ovulação feminina.

Como o Vitex ajudar a engravidar?

Em 2006 foi feito uma pesquisa para estudar a relação entre o uso do Vitex e a fertilidade feminina. O resultado comprovou a sua importância na fertilidade, pois de acordo com os resultados do estudo, o Vitex teve influência no aumento da produção hormonal na fase folicular, ovulatória e também na lútea, ou seja, conseguiu melhorar o processo e também prolongou a fase lútea, o que aumenta as chances de implantação do embrião.

A pesquisa foi realizada em mulheres que tentavam engravidar há mais de um ano e os resultados foram positivos. Neste sentido, algumas conseguiram engravidar após 3 meses do tratamento realizado com Vitex. Além disso, existem médicos que relatam que a erva pode reduzir o risco do aborto, por auxiliar no desenvolvimento do estrogênio e progesterona.

O Vitex pode apresentar efeitos colaterais como dores de cabeça, problemas no intestino, aumento do fluxo da menstruação, entre outros. Todavia, isso foi relatado em menos de 2% das mulheres que utilizaram a erva para o tratamento.

Os efeitos do Vitex não são imediatos, geralmente, podem demorar de 03 a 06 meses. Além disso, mulheres que têm déficit de FSH, gestante ou lactantes não devem usar a erva sem a orientação de um médico.

Para fazer o chá da erva, é só ferver 1 litro de água filtrada, adicionar 03 colheres de sopa cheia e deixar em fogo baixo por cerca de 5 ou 6 minutos com a panela tampada. Depois é só desligar e aguardar por mais 10 minutos com a panela tampada. Coe e, se você quiser, pode adoçar ou colocar na geladeira. Para facilitar a ingestão, utilize o Vitex em cápsulas, se você possui uma rotina apertada, as cápsulas de Vitex são a melhor solução!

Além de auxiliar nos problemas de fertilidade, o Vitex também atua amenizando os sintomas provocados pela gripe, combate a ansiedade, depressão, tonturas, ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade de vida.

Foto de Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar Foto de Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar Foto de Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar Foto de Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar Foto de Vitex para aumentar a fertilidade e engravidar
Tags:
Vitex. Agnus castus. Menopausa. regulador menstrual. TPM. enxaqueca menstrual. cistos ovarianos. fibromas uterinos. infertilidade feminina. endometriose.
Compartilhe:
IMPORTANTE:
Somos entusiastas da medicina natural, sabemos e acreditamos nos benefícios que a natureza pode nos oferecer, porém não estamos receitando nenhuma fórmula ou medicamento de qualquer tipo. Não somos especialistas, portanto é de suma importância que você procure um médico, seja ele, fitoterapeuta, nutricionista, endocrinologista ou clinico geral.

Sobre Nós | Home | Ervas | F.A.Q. | Notícias| Contato

Remédio Natural © 2017. Todos os direitos reservados.