Como aumentar a imunidade?

Propriedades e alimentos que imunizam

Com as baixas temperaturas e as mudanças de estações é comum o surgimento de diversas doenças, como gripes, resfriado, alergias, etc. A hidratação e alimentação saudável são fatores primordiais para manter nosso corpo imune. Diversos alimentos possuem os nutrientes e vitaminas necessários para o nosso organismo se manter forte.

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Propriedades:

Para fortalecer as defesas devemos incluir em nossa dieta diversas propriedades, como: Carotenóides (encontrados em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha. Eles ativam o sistema imunológico, melhorando a defesa do organismo), Probióticos (encontrados em iogurtes, leites fermentados ou nos suplementos. São bactérias benéficas que reforçam o sistema imune), vitaminas A, B, C e E, Ômegas 3 e 6 (entre as principais funções está a regulação de células imunológicas. Presente em peixes e castanhas).

Alimentos:

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Outro importante fator para manter-se imune é o consumo diário recomendado de frutas e vegetais. Cinco vezes ao dia, sendo três de frutas e duas de vegetais. Esses alimentos são riquíssimos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Frutas cítricas, brócolis, couve e pimentão são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo, contribui para o melhor desempenho físico, aumenta a absorção do ferro e promove a cicatrização.

O açaí e o alho são ricos em antioxidantes, que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de combater os invasores do sistema imunológico. Entre eles, bactérias associadas às úlceras e ao câncer de estômago.

A Batata doce e a cenoura possuem um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres prejudiciais.

Champignons são ricos em antioxidantes, selênio e em vitaminas do complexo B, ajudam a evitar gripes e tem efeitos antivirais, antibacterianos e antitumorais.

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são ricos em nutrientes, como o ácido fólico, que ajuda o corpo a produzir novas células, reparar o DNA e auxiliar na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

A melancia também possui um potente antioxidante: a glutationa. Grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico, encontrada na parte vermelha da fruta.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, são ricos em zinco, que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

É muito importante a visita ao médico para definir juntos o que é melhor para seu caso. Ele e sua equipe conhecem seu caso e poderá lhe orientar melhor sobre o que pode e o que não pode consumir para o seu benefício.

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